domingo, 16 de novembro de 2014

Poker: o gamble que não o é

Quando a vida me permitiu dediquei-me a sério à aprendizagem deste jogo. Posso dizer que li mais livros em inglês sobre poker do que sobre outro tema qualquer. Investi muito tempo e estudo no jogo.
Não digo isto com orgulho, digo-o como alguém que se quis dedicar, porque gosto de jogos de cartas e vi ali uma oportunidade.
É engraçado que, sempre que tento "impingir" o poker a alguém, oiço com frequência o seguinte argumento:
"Ah e tal, o jogo até é fixe, mas eu não jogo porque não tenho sorte nenhuma ao jogo"
A novidade aqui é: O poker, não é um jogo de sorte ou azar.
É um jogo de perícia. Em alguns países - como o Brasil - tem até estatuto de desporto.
Existe, contudo, uma componente de sorte ou azar mas que é minimizada por um volume de jogo elevado.
[Saltar isto se nunca ouviste falar de poker e se não queres desistir de ler este post]
Como exemplo rápido e básico: a melhor mão possível antes do "flop" são ases. Mas essa mão "só" vai ganhar 4 em cada 5 vezes, em situações de all-in, antes do flop. Ou seja, se jogarmos só uma vez e perdermos com ases vamos achar que somos os maiores azarados do mundo.
Mas se o fizermos 100 vezes, verificaremos que é apenas uma questão de probabilidades.
Isto quer dizer que, mesmo tomando as decisões certas em cada jogo, é possível que percamos, mas a longo prazo sabemos que essas decisões vão ser lucrativas.
Existem portugueses a fazer rios de dinheiro anualmente na Internet neste jogo. A larga maioria não é viciada: é dedicada.
[Aqui, aqui!! Continua aqui!!]
Encarei o poker como um hobbie, mas um hobbie no qual fazia dinheiro. Não é óptimo ganhar dinheiro enquanto nos divertimos?
Dinheiro com que podia cometer um excessozito aqui e outro ali, sem estar preocupado, porque era dinheiro de jogo. De verdade que não me custava gastar esse dinheiro em coisas supérfluas (e fi-lo mais do que devia ter feito), como custa com aquele que me sai agora do pêlo.



E digo fazia, porque as circunstâncias agora são diferentes. Nunca fui viciado e a prova disso é que hoje em dia praticamente não jogo, apesar de ter dinheiro disponível nessas salas para jogar. Existem outras prioridades e não abdico de nada em prol do poker. Certo Marta? ;)
Pode ser que um dia me consiga dedicar outra vez de forma mais séria ao jogo. Até lá, vou tendo um trabalho que não é um hobbie.
E vou comprando vaselina.

7 comentários:

  1. Tens que me explicar essa da vaselina porque não percebi.

    Se eu dedicar-me ao poker posso comprar mais roupa e sapatos? :P

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma reclamação a fazer! lol (que nada tem a ver com o post porque não gosto de jogar ás cartas lol)
    Porque é que a ceninha dos "seguidores" não 'funcemina' meninos? lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não queres dinheiro extra pra roupas e sapatos, não precisas gostar, não! :p

      (Era bom que fosse fácil assim!)

      Mas temos seguidores! A Marta deve conseguir ajudar-te… até pq eu sou só o aprendiz nestas andanças!...

      (E ia comentar com ela, mais dia menos dia, como é que era possível não seres nossa seguidora ainda!! :p )

      Eliminar
  3. Damn it! Será que o problema é meu? Mas eu consigo 'seguir' outos blogues... Oh Martaaaaaaaa, bota isso a funceminar! Lol (não vos perco porque vos tenho nos meus favoritos, vêm como gosto tanto de V. Exas.! lol)

    Em relação ao pocker, é preciso saber jogar muito bem para não enterrar lá pipas de massa! Lol Como eu nem à bisca sei jogar, prefiro estar quietinha e trabalhar para ganhar tostões! :P lolol

    Bjks***

    ResponderEliminar
  4. Já estááááááá!
    Tão simples quanto activar a vista de compatibilidade! Damn it! lol

    ResponderEliminar